Sobre os Projetos
O Laboratório de Matemática em Escolas Públicas é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e escolas públicas de Porto Alegre. É composto pelo Projeto Laboratório de Matemática em Escolas Públicas, coordenado pela professora Andréia Dalcin e pelo Projeto Matematicando no Laboratório da Escola, coordenado pela professora Cristina Cavalli Bertolucci.
Os bolsistas que atuam nos laboratórios são licenciandos dos cursos de Matemática e Pedagogia da UFRGS e têm a função de manter o espaço em uso, organizando o cronograma de horários das atividades desenvolvidas no local, assim como, acolher os estagiários do curso de Licenciatura em Matemática, assessorar os professores da escola, desenvolver atividades com os estudantes de acordo com as demandas da instituição, organizar e catalogar materiais didáticos, construir jogos e recursos didáticos e produzir artigos relacionados às atividades desenvolvidas neste ambiente.
Os Laboratórios de Matemática têm contribuído com a formação dos bolsistas que lá atuam, visto que eles aprendem, ensinam e trocam saberes e experiências com os professores da instituição. Eles, também, despertam nos futuros docentes o espírito investigativo e criativo, uma vez que o espaço estimula a construção, a procura e a elaboração de recursos didáticos diversificados, tais como jogos, textos e materiais manipuláveis para o ensino de matemática.
O Projeto Laboratório de Matemática em escolas públicas está em desenvolvimento desde 2017 e é um desdobramento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência subprojeto matemática. A ação está sob coordenação da Professora Andréia Dalcin. As Professoras Helena Dória Lucas de Oliveira, Simone Pozebon e Lisete Bampi integram o grupo desenvolvendo projetos vinculados ao Programa.
Os Laboratórios de Matemática foram idealizados como espaços mobilizadores do pensamento investigativo de estudantes e professores. Seus principais objetivos consistem em: dinamizar o ambiente escolar; auxiliar os alunos no processo de aprendizagem; oportunizar aos professores a busca por novas formas de ensinar e potencializar o estudo das ciências; e contribuir com a formação inicial e continuada dos professores que ensinam matemática.



O projeto de extensão foca na formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, abordando a produção e experimentação de produtos educacionais orientados para a alfabetização matemática. O projeto objetiva aproximar universidade e escola pública, atuando na formação inicial de graduandos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, formação continuada de professoras e experiências lúdicas aos alunos das escolas participantes. O objetivo principal é constituir um espaço de compartilhamento de vivências, experiências e reflexões entre alunos e professores da escola e licenciandos da UFRGS, no processo de apropriação do conhecimento matemático.
As produções desta ação de extensão são construídas pelos bolsistas e orientadas pelos docentes participantes do projeto, onde desenvolvem-se três tipos de atividades: oficinas pedagógicas e monitorias, contação de histórias, assessorias e formação continuada com professores dos anos iniciais. As oficinas pedagógicas são planejadas e desenvolvidas de acordo com as demandas indicadas pelos professores das turmas atendidas, assim como a monitoria oferecida a esses alunos. A ação vinculada à contação de histórias realiza encontros mensais com cada uma das turmas e o professor, a partir de um elenco de livros que aproximam matemática e literatura. As ações de assessorias e formação continuada aos professores dos anos iniciais ocorrem na modalidade de seminários e oficinas em atividades de formação.

.jpg)
.jpg)


E.E.E.M. Anne Frank
Na escola Anne Frank, a construção do Laboratório de Matemática se deu como uma ação do PIBID-UFRGS, subprojeto Matemática, no ano de 2017. A universidade já atuava na E.E.E.M. Anne Frank desde 2015 por meio do PIBID. Para o desenvolvimento dessa ação, a direção da escola cedeu uma sala de aula. O grupo de bolsistas, supervisionado pelas professoras da UFRGS e por uma docente da escola, realizou a construção do laboratório.


Dentre as ações do grupo destacaram-se a organização e revitalização do espaço destinado ao laboratório, a arrecadação financeira para custeio das ações, a construção de materiais didáticos e manipuláveis para o ensino de conteúdos matemáticos e o desenvolvimento de atividades de formação continuada ao grupo escolar.
E.E.E.B. Dolores Alcaraz Caldas
No final de 2017, quando a escola ainda participava do PIBID, a direção da instituição cedeu uma sala de aula para que o grupo de bolsistas e a professora supervisora do programa, Cátia Brock, restaurassem e construíssem um espaço para o Laboratório de Matemática. No ano de 2018, já sem a participação do PIBID, a revitalização da sala teve início com bolsistas voluntários e a Professora Cátia. A atividade foi registrada como uma ação de extensão, junto ao Projeto Laboratório de Matemática em escolas públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Ao longo de 2018 e 2019 foi intenso o envolvimento dos bolsistas de extensão, equipe diretiva, professores e pais que realizaram brechós, rifas e trabalharam com entusiasmo pintando a sala, restaurando móveis, produzindo materiais e organizando o espaço. A professora Cátia Brock é a responsável pela coordenação do Laboratório de Matemática na escola e vem contribuindo para o processo formativo dos licenciandos desde 2016, quando assumiu a atribuição de ser supervisora do PIBID, subprojeto matemática.